Ong Filhos de Oxalá anuncia casamento comunitário para os filhos do axé
Neste sábado, 22, acontece o tradicional Encontro dos Sacerdotes de religiões de Matriz Africanas de Taboão da Serra. Como nos últimos anos, esta terceira edição acontece no Cemur com mais de 90 terreiros, casas, tendas e templos confirmados. Neste ano, o encontro terá a participação de pais, mães e filhos de Santo de cidades vizinhas, que se organizarão em caravanas para comparecer ao evento.
Em 2023, o presidente Lula (PT) sancionou a lei que estabelece o dia 21 de março como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Definido como um marco diante do silenciamento da manifestação da fé de nações que foram roubadas, violentadas, marginalizadas e tantas outras coisas que renderiam parágrafos.
Segundo a organização, encontro marca o resgate da identidade dos povos de terreiro de Taboão da Serra e une o povo de terreiro contra a intolerância religiosa, além de homenagear pais e mães de santo pela responsabilidade com a missão de cuidar da espiritualidade dos fieis.
Segundo o presidente da ONG Filhos de Oxalá, Ogã Luiz, nunca o povo do axé esteve tão organizado em Taboão da Serra como agora.
“Pela primeira vez na história da cidade, temos quase todas as casas regularizadas com CNPJ. Estamos indo para a terceira edição do encontro que a cada ano recebe mais notoriedade e mais gente disposta a valorizar a nossa cultura”, disse.
Mas a terceira edição do Encontro de Sacerdotes não é o único evento preparado para este ano.
“Para continuar com ações de afirmação da nossa fé, realizaremos, pela primeira vez na região uma cerimonia de casamento comunitário para os filhos do AXÉ, conduzido por um pai de santo, com cânticos, velas, colares e guias, como manda a nossa tradição e ancestralidade”, disse o Ogã.
Segundo a Filhos de Oxalá, a cerimônia está prevista para acontecer em junho durante o mês dos namorados e os interessados devem entrar em contato com a Ong para realizar a inscrição.