O Projeto de Lei que insere o nome de Carolina Maria de Jesus no livro de Heróis e Heroinas da Pátria, de autoria da Deputada Federal Érika Hilton (PSOL) foi aprovado na Câmara dos Deputados.
“Reconhecer Carolina Maria de Jesus como uma heroína da nossa pátria é fazer justiça com sua história e o que ela representa para a literatura, para as mulheres negras e para o nosso povo, que assim como ela, é cotidianamente excluído e marginalizado em nosso país”, escreveu Érika em seu perfil no instagram.
Carolina Maria de Jesus nasceu em 1914, trabalhou como catadora de recicláveis e se tornou escritora, compositora e poetisa.
Ficou famosa por seu primeiro livro Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, publicado em 1960. O livro fez um sucesso estrondoso, tendo vendido 10 mil exemplares em apenas uma semana. A obra foi traduzida para treze idiomas e distribuído em mais de quarenta países. A publicação e a tiragem recorde, cerca de 100 mil em três edições sucessivas, revelam o interesse do público e da mídia da época pelo ineditismo da narrativa da favelada catadora de papéis e de outros lixos recicláveis.
Uma das primeiras escritoras negras do Brasil, Carolina Maria de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras do país. A autora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Central de São Paulo, sustentando a si mesma e seus três filhos como catadora de papéis.
“Assim como muitas outras, foi uma mulher negra que não teve, e ainda não tem, o devido reconhecimento de seu trabalho, obra e trajetória, finalizou Hilton. que agradeceu as também Deputadas, mulheres negras, Benedita da Silva e Daiana Santos Ajaka, relatoras do PL pelo compromisso com a história do povo negro no Brasil.
Assista ao discurso de Érica Hilton Clicando AQUI.