Snapinst.app 468016018 18052908122308532 4903767979376424528 n 1080

Em agenda inédita, sociedade civil discute futuro ambiental de Taboão da Serra

Em agenda inédita, sociedade civil discute futuro ambiental de Taboão da Serra

Artigo atualizado em…

No próximo dia 25 de janeiro, acontece a 1ª Conferência Livre do Meio Ambiente na Unifecaf a partir das 9h. O encontro reúne representantes de entidades ligadas à defesa do meio ambiente, agentes públicos, especialistas no tema e está aberto para a participação ativa de todos os moradores maiores de 16 anos. Para participar, basta se inscrever clicando aqui.

Os principais objetivos da ação são discutir a situação ambiental da cidade, eleger um delegado (a) e um suplente e definir diretrizes em 5 diferentes eixos:

  • Eixo 1: Mitigação: Redução da emissão de gases de efeito estufa;
  • Eixo 2: Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos;
  • Eixo 3: Justiça Climática: Superação das desigualdades;
  • Eixo 4: Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com maior inclusão social.
  • Eixo 5: Governança e Educação Ambiental: Participação e Controle Social.

Mirian Steinberg é criadora do Mamilos da Terra, uma comunidade de pesquisa e ações sobre ecofeminismo e protagonismo da Terra com Arte e Afetos, professora e musicoterapeuta com mestrado em Artes pela UNESP e pesquisadora de projetos socioambientais artísticos e culturais, ela explica que as Conferências Livres são espaços deliberativos que tomam decisões junto às Conferências Estaduais e, neste caso, junto à 5ª Conferência Nacional Do Meio Ambiente — Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, cuja etapa nacional acontece entre os dias 06 e 09 de maio.

Os benefícios da conferência (em Taboão da Serra) são: trazer conscientização ambiental, participação popular, sensibilização ao tema, pressionar o poder publico a implantar politicas publicas e executar as ações que já deveriam estar sendo feitas, porque se já estivessem sendo feitas teríamos evitado muitos problemas e crimes ambientais na cidade, além de prevenir os desastres que estarão cada vez mais intensos e contínuos, disse.

No mesmo dia 25 de janeiro, acontece outra Conferencia do Meio Ambiente em Itapecerica da Serra, onde estarão reunidos representantes de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu, Juquitiba e São Lourenço. Perguntei porque Taboão da Serra fará um evento separado do grupo sendo que todos pertencem ao Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo – Conisud.

Em resposta Mirian me disse que estão iniciando uma primeira organização socioambiental em Taboão fortalecendo a Primeira Conferência Livre Municipal chamada por iniciativa da sociedade civil e que posteriormente ampliarão as fronteiras com os municípios vizinhos inclusive trabalhando para a criação de corredores verdes e parques intermunicipais e estaduais.

A articulação para realizar a conferência em Taboão começou quando o projeto Mamilos da Terra foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Cultura do Taboão da Serra com o chamado Corpo Terra & Mãos no Barro, executado no CCE – Centro de Cultura e Esportes no Jardim das Margaridas.

O projeto promoveu rodas de conversas entre os frequentadores do CCE, com objetivo de resgatar histórias da construção dos bairros, a relação da comunidade com a natureza e promover o senso de pertencimento e participação popular no território por meio do conhecimento popular ancestral.

Observamos que a maioria dos moradores de Taboão da Serra tem em suas histórias de vida uma forte relação com a agricultura, pois migraram de diferentes regiões rurais do país, norte, nordeste, minas gerais“, conta.

Ao constatar essa realidade, o grupo pautou a necessidade de facilitar o desenvolvimento de áreas verdes e da preservação daquelas que existem hoje. Os participantes do projeto lastimaram muito a perda de um importante polo histórico e ambiental da cidade: a cachoeira do Laguna. A população chegou a alertar a sociedade e o poder público sobre as condições da cachoeira como mostra esse vídeo publicado pelo jornal O grito em 15 de julho de 2020.

Por meio do apoio federal, realizamos atividades de conscientização como as caminhadas no bairro Laguna, onde presenciamos desde a poda irregular de árvores até algumas nascentes soterradas e destruídas por cercas e grades de empresas privadas presentes na região” contou.

A partir de atividades como essa, Miriam trouxe para a cidade um núcleo do Fórum Popular da Natureza ligado à cidade de São Paulo, desenvolvido ao lado da Dra. Marina de Sousa Lima Araújo, Presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB e Conselheira na habitação e desenvolvimento urbanístico.

Outros projetos e instituições se uniram ao núcleo, como o Cajec, Vitoriosos da Quebrada, Fundação GIBI, União das ONGs, CSA, Move Limp, Gerando Frutos, casa da criança adolescente, Angela Maria do Vale, do Instituto Cultural e Desenvolvimento Humanista, entre outros.

Em relação à situação ambiental na cidade, Miriam alerta que a gestão anterior fez diagnósticos e consultorias de habitação e de meio ambiente, mas que a sociedade não teve acesso ao resultado do levantamento. O grupo busca apoio da nova gestão e já conversou com alguns vereadores eleitos e secretários municipais.

Esperamos que a Conferência tenha uma boa adesão da sociedade. Nenhuma árvore a menos e nenhum tijolo e cimento a mais na cidade é a única forma de prevenção dos desastres na cidade mais adensada da América Latina“, disse.

Saiba mais sobre o Mamilos da Terra aqui.

Você está na categoria: Cidadania, Cidade, Comunidade, Direitos, Meio Ambiente, Últimas Notícias ! Veja outras abaixo…

Mais notícias da categoria Cidadania, Cidade, Comunidade, Direitos, Meio Ambiente, Últimas Notícias

  • FOTOS 66° Encenacao da Paixao de Cristo de Taboao emociona fies e publico presente 6

    Com Cristo negro, 66° Encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra emociona fieis e público presente

    kinte/
    28 de abril de 2025
  • Foto 01 6a Conferencia das Cidades acontece neste domingo 27 em Taboao da Serra

    6ª Conferência das Cidades acontece neste domingo, 27 em Taboão da Serra

    kinte/
    23 de abril de 2025
  • Kintê Notícias participa de mesa sobre jornalismo com repórteres da Record TV, UOL e Alma Preta

    kinte/
    30 de março de 2025
  • creditos arthur augusto divulgacao bndes

    Thiago Coutinho é o 1º colocado geral no concurso do BNDES e defende cota em concursos

    kinte/
    30 de março de 2025
  • 092c64dc2f440fc415b4008801786665

    Secretaria de Saúde de Taboão antecipa o calendário de imunização e inicia amanhã, 28, a vacina contra a gripe influenza

    kinte/
    28 de março de 2025
  • dfe54ecee1c53b9ed9c464c9e64a69a5

    Taboão da Serra se prepara para encantar população com 66ª Encenação da Paixão de Cristo

    kinte/
    24 de março de 2025
  • IMG 20250103 WA0002

    Ong Filhos de Oxalá anuncia casamento comunitário para os filhos do axé

    Rebeca Motta/
    22 de março de 2025
  • 4f0e5d9b afd3 491c 9860 2d34c7409ee1

    Brasil tem 300 mil pessoas com a síndrome de Down

    kinte/
    21 de março de 2025
  • b3eca661928b1e7d1f19df267fc191fa

    Escola Livre de Educação Ambiental promove Roda de Capoeira e marca início das atividades culturais na Arena Multiuso

    kinte/
    21 de março de 2025
  • 8a1daee8f7af712a6fa72479ee066de3

    EMEB Paulo Freire passa por reforma

    kinte/
    21 de março de 2025
  • 9ff0eba33eadcd8104c47314267e60bf

    Obras da Praça Nicola Vivilechio são retomadas pela Prefeitura

    kinte/
    21 de março de 2025
  • 0128 14

    Governo de SP realiza reunião com CONISUD para tratar sobre a elaboração de Planos de Micro e Macrodrenagem municipais

    kinte/
    18 de março de 2025

Explore mais com o Kintê Notícias! Compartilhe!