Neste domingo, 29, o terreiro Casa Pai Sebastião do Congo realiza a 38a tradicional festa de Cosme e Damião.
Nesta edição, o evento será realizado na sede da nova prefeitura de Taboão da Serra, o Palácio do Povo, com o apoio da ong Filhos de Oxalá.
Localizada no Jd. Maria Rosa, há anos a Casa Pai Sebastião do Congo realiza a atividade para as crianças e para a comunidade, esta é a primeira vez que o evento acontece dentro da prefeitura.
O dia de São Cosme e São Damião é celebrado em todo o Brasil pelas religiões de matriz africana no dia 27 de setembro e ficou amplamente conhecido pela momento de distribuição dos doces para as crianças em homenagem aos irmãos gêmeos.
Cosme e Damião são Orixás Ibejis, que representam a pureza e a dualidade das crianças. A celebração do dia de Cosme e Damião é uma forma de honrar os princípios de equilíbrio, união e alegria, e de reforçar a importância de cuidar e proteger as crianças.
Em um ato de fé e cultura, os povos do axé da cidade mantém viva a tradição por meio da resistência e combate à intolerância religiosa ainda tão presente na sociedade.
As religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, estão entre as cinco mais seguidas no Brasil, com mais de um milhão de adeptos, apesar disso, em 2018, foram registradas 615 denúncias denúncias de intolerância religiosa no Brasil. O número saltou para 1.418 em 2023, um aumento de 140,3%. Já o número de violações passou, no mesmo período, de 624 para 2.124, um salto de 240,3%. Entre 2022 e 2023, o aumento das denúncias foi de 64,5% e, o de violações, de 80,7%.
Os organizadores defendem que a celebração é uma maneira de conscientizar e desmistificar crenças preconceituosas em relação a cultura afro-religiosa.