A jornalista e apresentadora Rebeca Motta recebeu nesta quarta-feira,27, a medalha Zumbi dos Palmares, que reconhece a atuação de personalidades negras da cidade de Taboão da Serra. A honraria faz parte da agenda oficial da Câmara Municipal e neste ano 24 cidadãos taboanenses foram indicados por vereadores da casa legislativa.
A co-fundadora do jornal Kintê Notícias foi homenageada pela vereadora e vice-prefeita eleita na chapa com Engenheiro Daniel, Érica Franquini. Didio Conceição, vereador eleito pertencente a coligação de Daniel e Érica também foi homenageado por Franquini.
Durante o evento, Rebeca ressaltou a importância de ser uma profissional negra que vive a favela jornalisticamente.
“Taboão da Serra é uma cidade preta, de gente preta que habita territórios urbanos periféricos. Eu sentia falta de ver as pessoas que eu convivo e os lugares que eu frequento no meu dia a dia nos jornais da cidade. Nós, pessoas pretas dessa cidade existimos. Como jornalista preta e de periferia tenho como missão contar as histórias a partir desse olhar que faltava. Não falta mais, podemos contar nossas histórias, com toda a verdade da nossa cultura, ancestralidade, estilo de vida, sem que essa vivência seja marginalizada na manchete da segunda-feira. Temos uma mídia que espelha a realidade do nosso povo porque é feita por gente da gente”, diz.
“É uma honra receber esse prêmio por conta desse trabalho. É uma honra recebê-lo das mãos de uma mulher, uma vereadora e agora vice-prefeita dessa cidade. O Kintê Notícias é uma mídia antirracista isso quer dizer que nossos aliados são pessoas negras, mas também pessoas antirracistas. Érica é uma aliada que faz do seu trabalho no poder público uma ferramenta de promoção de igualdade e justiça social. Eu acredito que erradicar o racismo é um dever coletivo, mas principalmente das pessoas brancas que entendem o lugar que ocupam ao nosso lado nessa luta. Eu agradeço, fico muito honrada e a admiração é recíproca pela mulher de fibra e garra que ela é”, finalizou.
O Kintê Notícias nasceu em 2024 e desde então promove além de pautas de prestação de serviço na, conteúdos com recorte de raça, gênero e território. Além de Rebeca Motta, o veículo conta com a direção técnica jornalística de Carlos de Paula, repórter cinematográfico.
Dos 13 vereadores que compõe a atual legislatura, apenas a vereadora e então primeira-Dama, Luzia Aprígio não homenageou ninguém.