2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra celebra protagonismo literário das periferias da cidade
A 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra começou nesta quinta-feira, 21 de agosto, consolidando-se como o principal evento literário da cidade. Durante quatro dias, o público terá acesso a debates, palestras, sessões de autógrafos e uma agenda cultural marcada por batalhas de slam, shows de rap e rodas de break, atividades culturais recorrentes nas periferias do município.
Com a participação de 280 escritores selecionados entre 550 inscritos, o evento reafirmou seu papel como espaço de democratização cultural e valorização da diversidade de vozes. Entre os destaques, o protagonismo de autores da periferia foi apontado como um dos pontos centrais da edição.
“Participar de uma bienal com forte protagonismo de vozes periféricas é um ato político e afetivo. A periferia sempre produziu cultura, poesia e pensamento crítico, mas por muito tempo não teve espaço de destaque. Estar numa bienal que valoriza essas vozes é reafirmar que nossas histórias importam”, destacou o escritor André Wagner Rodrigues, natural de Osasco, que lançou, em parceria com Mara Tibúrcio, o livro infantil “Luanda e o Tambor do Coração”. A obra aborda ancestralidade, identidade e autoestima a partir da história de uma menina da periferia de São Paulo que descobre, através de um tambor herdado da avó, a força de suas raízes.
Além de reunir editoras, agentes literários e leitores de todas as idades, a Bienal também promove atividades voltadas à formação de novos leitores. Alunos dos quartos anos da rede municipal participarão de um concurso de poesia e subirão ao palco para apresentar seus versos ao público nesta sexta-feira, 22, segundo dia de evento. Mais de 500 estudantes devem passar pelo evento onde receberão um livro infantil, doado pelos autores participantes.
“Queremos plantar nas crianças a semente da literatura e fazê-las perceber que também podem sonhar em ser escritoras”, afirmou Iracy Coutinho, curadora da Bienal.
Com entrada gratuita, o evento reforça ainda seu compromisso com inclusão, acessibilidade e sustentabilidade, oferecendo rampas de acesso, intérpretes de Libras, sanitários adaptados, sinalização tátil e mobiliário produzido com materiais reaproveitados.
A 2ª Bienal do Livro de Taboão da Serra é realizada com incentivo do Proac – Edital Fomento CultSP PNAB nº 39/2024, Ministério da Cultura e Governo Federal, além do apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação.
Publicar comentário